Blog Bti Estratégica l Da seca ao tsunami de informações.
Blog Bti Estratégica l Da seca ao tsunami de informações.

Em outros tempos, sofremos com a escassez de registros e dificuldade de acesso as informações.

No antigo Egito apenas os sacerdotes, membros da realeza e escribas dominavam o poder de registrar informações através da escrita em Hieróglifos, essa informação só podia ser lida e entendida por esse seleto grupamento de pessoas.

Depois passamos a outras velhas formas de mídias, como papiros e pergaminhos que também demandavam trabalhos manuais para serem produzidos, necessitando grandes períodos de tempo, aonde essa manipulação prolongada da informação, acabava por resultar em perdas e alterações de detalhes, que por fim mudavam todo o contexto.

Paralelo a isso, antes da invenção da tecnologia de telecomunicações , contamos com pombos-correios para transportar informações, o que por muitas vezes, ajudou no processo de aquisição de novos conhecimentos.

Hoje sofremos um “tsunami”…

Transcorrido muito tempo, hoje vivemos um excesso de conteúdo consumível e geramos um grande volume de dados.

Dados esses que, dependendo do nível de organização, vão definir a qualidade da informação e nortear a conquista de conhecimento.

Passamos da escassez para a sobrecarga de informações, gerando escassez de atenção.

Pessoas e empresas vivem um verdadeiro desconforto na tarefa de gerir sua massa de dados e cada vez mais se faz necessário ter sólidas informações e usá-las de forma estratégica na tomada de decisões.

Sabemos que decisões e mudanças só podem ser feitas se ancoradas em indicadores reais, eliminando as baseadas em intuição, dedução e eventos casuais.

Blog Bti Estratégica l Informações espalhadas são como peças de lego.
Blog Bti Estratégica l Informações espalhadas são como peças de lego.

Informação: tudo que necessitamos para reduzir as incertezas e ruídos na comunicação.

No ambiente profissional, as informações acabam por ficar espalhadas. Fazendo uma analogia a peças do brinquedo LEGO, quando esse desencontro acontece, perde-se também o bom fluxo de realização dos processos como um todo. Informações incompletas e espalhadas por vários locais, fazem a velocidade de execução diminuir e muitas vezes volta-se à estaca zero, pois perde-se muito tempo unindo cada peça de cada informação junto a todos envolvidos.

Mas para de fato termos um bom desempenho, dependemos de diversos fatores. Porém um bom começo se dá através de processos bem desenhados e papeis bem definidos.

Os problemas que ocorrem no dia a dia das empresas nos revelam a necessidade gritante de trocas benéficas de informações entre as pessoas de todos os setores, para conquistarem melhorias de performance contínuas.

Solução: empregar tecnologias adequadas e aproximar pessoas.

Sabemos que para melhor a comunicação dentro das empresas, é importante a união entre os integrantes das equipes e uma boa liderança que estabeleça um ambiente favorável ao trabalho colaborativo entre os membros das equipes.

Mas a grande chave mestre nesse caso é utilizar tecnologias que ajudem a registrar as informações em todas as etapas necessárias para execução dos processos, juntamente com o agrupamento das informações de modo que fiquem disponíveis para todos membros envolvidos.

Informações centralizadas e claras aproximam pessoas e criam conexão para que toda as áreas produzam e colaborem entre si, resultado em melhores ações e gerando assim um caminho favorável ao sucesso.

Palavras como: difícil, complicada, demorada e confusa devem servir de alertas na hora de escolher uma boa solução para gestão das informações e processos, pois ao empregar tecnologia em nossa rotina, tudo o que mais queremos é que de fato ela simplifique, agilize e sirva como um coadjutor na execução dos processos.

🎯Informação rápida e confiável, sistemas e pessoas multiconectadas;

A Tecnologia quando bem escolhida e utilizada, proporciona grandiosos resultados.

🎯Integre sistemas;

Nem sempre pode-se trocar o sistema de gestão principal devido aos altos custos e complexidade envolvidos, mas por outro lado é muito mais fácil e acessível usar soluções plugadas que fazem o trabalho de buscar dados e disponibilizá-los para uso em outras soluções que proporcionam recursos mais completos e de fácil manuseio.

Assim a base de dados da empresa aumenta de forma mais rápida e organizada, utilizando mais pontos de captura de dados, podendo ser em operações internas ou externas a empresa.

🎯Mapeie os processos;

A boa gestão de um processo é possível a partir da boa qualidade de como o processo está estruturado em cada fase, ou seja, um passo a passo claro de o que é feito e quando é feito, também elencando todos os envolvidos e suas responsabilidades.

🎯Automatize a execução dos processos;

Atividades que são transacionais e que demandam muito tempo em ações manuais e repetitivas acabam criando um batalhão de apertadores de teclas.

Racionalize o processo e dê mais possibilidades e tempo as pessoas. A partir de um processo estruturado, é possível entender onde os robôs assistentes podem assumir o controle e a responsabilidade. Menos tempo apertando botões significa mais tempo utilizado em melhorias, revisão das estratégias e tempo adequado para gestão do desempenho.

🎯Utilize bons sistemas de Inteligência de negócios e painéis com dashboards;

Quando necessitamos cruzar uma grande massa de dados com origem de diferentes pontos, o mais indicado é utilizar uma solução de BI que proporciona uma comunicação dinâmica entre esses dados, servindo como base para gerar as informações sólidas que ajudam na toma de decisões.

Quanto necessitamos acompanhar as evoluções das operações e os desempenhos alcançados em todos os pontos de execução, o mais indicado são os Painéis de Transparência de dados em tempo real, onde todos envolvidos acompanham instantaneamente as atualizações e podem fazer ajustes e mudanças para a boa qualidade de execução.

Os ganhos observados vão desde melhoria no clima organizacional, fortemente observados nos níveis de produtividade das equipes e, principalmente, na qualidade da coleta, uso e gestão das informações.

A BTI ajuda a resolver problemas que roubam as chances de crescimento das pessoas e empresas.

Solução para problemas reais!

Confira abaixo os principais problemas que lhe ajudamos a resolver:

✅Falta de indicadores confiáveis para ancorar decisões;

✅Lentidão e sobrecarga de tempo dedicado a tarefas repetitivas e pouco analíticas.

✅Falta de profissionais especializados para promover soluções benéficas para o seu negócio;

✅Problemas na aquisição e gestão das informações referente aos processos;

✅Problemas de lentidão e dispersão da informação gerados por múltiplos sistemas não integrados;

✅Defasagem das soluções que não atendem as necessidades tecnológicas para empresas e seus profissionais;

Vamos ficar felizes se você deixar a sua opinião.