5 mitos da Automatização de Processos

A despeito de suas inúmeras vantagens da automatização de processos, alguns mitos ainda suscitam dúvidas. Durante nossas visitas a clientes e prospects, temos ouvido muito barulho do mercado referente a Inteligência Artificial, Machine Learning, redes neurais e os mais diversos avanços em desenvolvimento e automações.

Entretanto, boa parte dessas tecnologias, apesar de disponíveis e acessíveis, ainda estão há alguns degraus acima para um grande número de empresas. Não por custo ou acesso, mas por falta de apoio e entendimento.

Além disso, existem níveis para alcançar a transformação digital via automação de processos. Não necessariamente a empresa precisa de Inteligência Artificial para isso, existem etapas e alternativas mais viáveis.

No post de hoje, você conhecerá alguns mitos que comumente ouvimos em nossas visitas e entenderá por que eles não passam de boatos.

1 – Automatização de Processos é Caro!

Analisar o custo de um projeto somente pelo valor gasto atualmente ou simplesmente enxergá-lo como despesa é o que causa essa visão errônea.

O valor investido depende muito do alcance desejado e o nível de decisão a ser automatizado. Muitas vezes, automatizações de processos repetitivos são acessíveis e imediatamente liberam tempo de uma equipe, que deixa de digitar e passa a analisar.

Menos tempo realizando trabalho braçal, mais tempo para se dedicar ao planejamento estratégico, atendimento de clientes, análise de relatórios, e, por consequência, mais resultado líquido.

2 – Não é para minha empresa.

Toda empresa, desde multinacionais até pequenas empresas, possuem processos, os quais devem passar continuamente por ciclos de melhoria. Não é o tamanho ou a capacidade financeira que define se a automação é adequada ou não para a empresa.

A automatização de processos não é exclusivamente para grandes empresas ou com muitos departamentos, e sim para empresas que acreditam que podem melhorar!

3 – Hoje minha equipe dá conta.

A equipe dar conta da necessidade ou não também não define a validade da busca por automatização. O pensamento válido é: o quanto eu invisto tempo e dinheiro em uma equipe que subutilizo?

Ou seja, o quanto está sendo investido em analistas que só conseguem digitar, coordenadores que só apagam incêndios, gerentes pendurados no telefone, equipes que recebem dados crus, entre outros exemplos.

A automatização vem para que os sistemas cuidem dos processos. Isso faz com que os analistas realmente consigam analisar, coordenadores foquem nas melhorias e gerentes ganhem tempo para apoiar a equipe da forma correta e as informações sejam focadas.

4 – Se a empresa crescer, vou perder o controle.

Esse talvez seja o pensamento mais errôneo da lista, pois o que acontece é justamente o contrário!  A automatização vem para fazer com que as regras sejam seguidas, à risca! Uma vez definido o processo, a automatização garante que ele seja obedecido. Com isso, as regras de atuação não dependem mais da lembrança de execução de alguém ou da exceção do processo.

Acredite, com a implementação da automatização, uma empresa cresce ampliando ainda mais controle.

5 – Meu processo é diferente e complexo.

Toda empresa diz isso e quase todas acreditam. E normalmente, não é a realidade.

O processo normalmente é igual, mas com regras de negócio ajustadas a cada ambiente. A automatização de processos vem para seguir as regras, independente do volume de condições ou detalhes de exceção.

Os processos até podem variar, mas sempre seguem lógicas que os sistemas podem seguir e executar.

O importante não é se o processo é complexo ou diferente, mas se a empresa consegue descrevê-lo para que seja executado corretamente.

Conclusão

Já faz algum tempo que as empresas pensavam se valia a pena ter um site, fazer marketing digital, comprar pela internet ou qualquer outro degrau técnico que elas venceram nos últimos anos.

Agora estamos na fase da automatização. As primeiras empresas a investir colherão frutos primeiro.

Em tempos de margens baixas, a diferenciação do mercado pode ser alcançada fazendo quase a mesma coisa que o concorrente, mas de forma mais ágil, inteligente e com menor esforço. Esta é a automatização de processos.

Se você se identificou com algum item dessa lista, entre em contato conosco. Quem sabe a gente não consegue fazer você mudar de ideia e começar a crescer a partir da automação dos processos?

Comentários