Como uma distribuidora de alimentos dobrou o faturamento através de uma Força Vendas otimizada

Em diversas conversas, quando pergunto “como está sua automação de força de vendas?”, a maioria responde que tem e que já está funcionando. E eu volto a questionar “mas te atende?”. Aí as respostas começam a ficar mais enroladas.

Todo mundo sabe que precisa de uma solução de automação de força de vendas, e muitas empresas, de fato, já possuem. No entanto, poucas entendem o real valor de ter assertividade nesse processo. E quer saber qual o real valor? Que tal dobrar o faturamento? Parece inacreditável, mas foi o que aconteceu com nosso cliente.

Agilidade e assertividade são recursos-chave para o crescimento de uma distribuidora de alimentos. É aqui que entra a automação de força de vendas.

Antes, a ferramenta utilizada atendia parcialmente as regras de negócio. Limitando a velocidade e capacidade. Não era possível trabalhar offline, os representantes tinham que atuar dentro de uma área de cobertura. Não havia inteligência nas regras de separação e dos critérios dos pedidos. Isso resultava em uma série de ajustes dos pedidos por telefone e redigitação da equipe interna.

Diversas regras de negócio não estavam cobertas e só era possível vender produtos resfriados via telefone, não pelo aplicativo. Os representantes só sabiam os resultados das metas no final do mês, quando era enviado uma planilha com o ranking por e-mail, digitada pelo administrativo.

Essa é a diferença entre possuir uma solução de força de vendas e esta ser otimizada para o seu negócio.

A BTI mapeou os processos e as regras de negócio da distribuidora, com todas as particularidades e necessidades específicas, e desenvolveu um novo aplicativo que contempla: estoques e tabelas diferentes, fretes variáveis, comissões calculadas com condições, lançamento de prospecção, fotos, histórico, aviso por notificações push, entre outras funcionalidades.

O app é completamente independente do link da distribuidora de alimentos. Ou seja, se a empresa parar, a equipe segue vendendo.

Foram incluídas lista de preços e comissões diferenciadas. Pedidos com itens específicos que precisam ser separados em dois pedidos são feitos automaticamente.

O cadastro do cliente agora é feito apenas digitando seu CNPJ e foi incluído a opção de venda de produtos resfriados via aplicativo.

Também foi criado um ranking entre os representantes, baseado nas metas e indicadores do cliente. Além disso, um BI fornece indicadores de performance atualizados de 15 em 15 minutos, no celular ou pela web. Também foi possível registrar prospecções e visitas sem venda.

Como resultado, a agilidade da equipe disparou. Os representantes tornaram-se mais assertivos e motivados, podendo acompanhar sua performance em tempo quase real. A comunicação por voz caiu em 50% e a melhor notícia: dobraram o faturamento!

Bom, agora que você já conhece esse case e a diferença entre possuir uma solução de força de vendas e ser bem atendido por ela, fica aqui o convite para você pensar: qual resultado essa mudança traria para a performance da sua equipe?

Nós da BTI estamos à disposição para ajudar nessa avaliação e, principalmente, para ajudar a sua empresa a dobrar o faturamento.

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