RPA – Transformando a maneira de fazer negócios

As transformações digitais estão causando grandes revoluções na maneira de fazer negócios. Atualmente, um dos focos principais das organizações é fazer que seus colaboradores consigam dedicar seu tempo e disposição em tarefas mais nobres, que realmente necessitem de um raciocínio para resolve-las.

É essencial motivar a sua equipe e dedicar seus esforços em o que realmente faz a diferença. Para que isso aconteça da melhor forma, a RPA (Robotic Process Automation) aparece como uma solução, automatizando processos que antes eram feitos somente de forma manual e repetitiva, para aumentar a produtividade de sua empresa.

As tarefas repetitivas que ainda não podiam ser realizadas por sistemas, passam a ser realizadas dessas formas, liberando os talentos da sua equipe. Assim, agregando mais valor à sua operação, aos seus colaborardes, até à entrega final para o cliente.

O que é RPA?

A RPA é uma aplicação tecnológica, que visa a automação de processos, utilizando softwares, ou “robôs”, capturando e interpretando informações para processar uma transação, manipular dados, desencadear respostas e comunicar-se com outros sistemas digitais, a fim de substituir tarefas que são muito repetitivas.

Mais organizações estão se voltando para essa solução, agilizando operações e reduzindo custos. Com RPA, empresas podem automatizar os processos com base em regras de negócios. Desta forma, o software consegue repetir esses processos por conta própria, em uma alta velocidade e quantas vezes for necessário. É possível rastrear e monitorar todas as tarefas automatizadas. Assim, ajudando as empresas a serem mais compatíveis com auditorias e regulamentações.

As empresas podem aproveitar os benefícios das soluções em automações agilizando tarefas de back office e middle office em diversas áreas, como em seguros, finanças, contabilidade, CRM, gestão de recursos humanos, por exemplo.

Benefícios do RPA

O ​RPA tem entre seus principais benefícios, ser uma solução de rápida implementação, de baixo impacto de mudança e de altíssimo poder de transformação.

  • Padronize Processos:

A execução do trabalho por robôs garante uma padronização dos processos, ajudando a mensuração de resultados e o controle geral dos cenários da empresa, garantindo uma organização nas operações.

  • Otimize Processos:

O trabalho programado e controlado por robôs também ajuda a tornar os métodos mais eficientes, agilizando atendimentos e produções, tornando os processos muito mais produtivos.

  • Diminua Erros:

Os humanos não são máquinas desenvolvidas para executar tarefas diversas vezes sem falhar. Mas os sistemas de RPA sim, com robôs programados para trabalhar com o máximo de precisão e eficiência.

  • Reduza Gargalos:

A diminuição na ocorrência de erros humanos contribui para a queda no número de desperdícios e a redução dos prejuízos. Um procedimento automatizado garante agilidade, precisão e eficiência, levando a melhores resultados.

Implementação

Para fazer a implementação de um RPA, ao contrário do que possa aparecer, é bem simples. Alguns processos dentro de pequenas e médias empresas podem ser desburocratizados, cortando fases para alcançar resultados com maior eficiência.

Para colocar em prática essa nova tecnologia é preciso seguir 4 etapas:

  • Definir necessidades:

Primeiramente é preciso analisar quais processos de sua empresa terão benefícios com a implantação da solução.

A robotização ocorrerá em alguns pontos do seu processo. Ela pode ser utilizada para iniciar um processo de trabalho ou para implementar um serviço ou demanda.

Identifique aqueles processos que possuem tarefas humanas de baixo valor agregado ou que possuem uma grande quantidade de ocorrências, em que a execução humana seja ineficiente ou coloque o processo em risco.

  • Eleger fornecedor:

Defina suas prioridades e requisitos para a escolha do fornecedor da solução RPA que vá de encontro com os valores do seu negócio.

Procure considerar especificações técnicas, funcionalidades diferenciadas ou personalização da solução na sua procura.

Você pode solicitar da BTI uma apresentação, ficaremos felizes em mostrar nossas soluções e produtos e tirar qualquer dúvida que tenha sobre o processo.

  • Implementar o piloto

Tendo em mente o seu fornecedor, é hora de colocar em prática a execução da solução.

É necessário que os colaboradores da sua empresa sejam treinados para a melhor utilização da RPA.

Com a aplicação do piloto nas atividades da empresa, será possível documentar para gerar registro a serem analisados.

Através da análise, será possível detectar possíveis problemas, necessidades de mudanças ou requisitos adicionais.

  • Gerenciar o RPA

Depois da etapa de testes, chegou a hora de implantar a solução RPA considerada bem-sucedida. Nessa fase você deve colocar o modelo estratégico final em vigor.

Esse é o passo a passo para colocar em prática as estratégias estabelecidas e o gerenciamento de mudanças, com a manutenção proativa da solução.

Todo esse planejamento é de extrema importância para garantir os resultados almejados com a implantação do software.

Deu para saber se uma solução RPA é ou não é um excelente investimento? Imagino que sim. Agora, assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades ou entre em contato para saber mais sobre nossas soluções em automações!

Comentários